No Outubro Rosa, Metrô do DF faz campanha para alertar sobre o câncer de mama

Outubro Rosa

Publicado em 03/10/2017 - 18:34 Por John Matos - Brasília

Para marcar o Outubro Rosa, o Metrô do Distrito Federal realizou uma campanha para auxiliar na luta contra o câncer de mama.


Em um estande na Estação Central do Metrô, nesta terça-feira, passageiras que estiveram no local puderam receber instruções sobre como se auto-examinar e informações sobre o risco da doença.


De acordo com a auxiliar de limpeza Dinair de Santana, as pessoas não costumam procurar os exames antes que seja tarde demais.

 

“As pessoas não se dão conta do tanto que é importante fazer. Chega um ponto que a gente precisa. Eu mesmo acho que estou precisando. Eu não sinto nada, mas na minha família tem histórico de câncer, então porque não ter uma oportunidade dessas e procurar ajuda?”


Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama corresponde a um quarto dos casos de câncer no Brasil, sendo o tipo mais comum entre as mulheres. Entre os sintomas, o mais comum é o surgimento de um caroço na região dos seios, que pode ser detectado com as próprias mãos.


A recomendação do Ministério da Saúde é que as mulheres com as idades entre 50 e 69 anos realizem o exame de mamografia de rastreamento mesmo se não apresentarem os sintomas.


Segundo o diretor-técnico do Instituto de Câncer de Brasília, é importante que as pacientes que tiverem familiares que enfrentaram a doença ou estejam acima dos 50 anos, não esperem por sintomas para realizar os exames.

 

“Os índices de cura da doença se relacionam diretamente com a fase em que ela é diagnosticada. Quanto mais cedo, maior o índice de cura”.


A campanha informativa também estará na estação da Praça do Relógio, em Taguatinga,  nesta quarta, das nove da manhã às cinco da tarde.

 

* Com a supervisão de Leandro Martins.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo