Polícia do Paraná prende envolvidos em desvios de R$ 10 milhões no Banco do Brasil
Um ex-gerente geral do Banco do Brasil, um contador e empresários foram presos nesta terça-feira durante a Operação Sangria, da Polícia Civil de Curitiba. Eles são acusados de participar de esquema criminoso suspeito de desviar mais de R$ 10 milhões de uma agência do Banco de Brasil, no Centro de Curitiba, no Paraná. Até o início da tarde, dois empresários, um do Paraná e outro de Goiás, estavam foragidos.
O esquema criminoso funcionava da seguinte forma: um contador abria contas bancárias com documentos falsos e sem o conhecimento dos donos das empresas. Com estes dados, ele repassava para o ex-gerente-geral do Banco do Brasil que realizava empréstimos financeiros e antecipações de títulos. Os recursos ilícitos eram transferidos para contas de empresas envolvidas no esquema.
A operação Sangria da Polícia Civil de Curitiba cumpriu mandados judiciais em Curitiba, no Paraná, em São Paulo capital, na cidade de Anápolis, em Goiás e em Brasília, no Distrito Federal.
Os suspeitos dos crimes vão responder por peculato, que é o desvio de dinheiro público, falsificação de documento público e particulares, expedição de duplicatas simuladas, lavagem de dinheiro e associação criminosa.