As principais estradas que cortam o Rio de Janeiro terão um esquema especial para atender o aumento do fluxo de veículos durante as festas de fim de ano.
A concessionária Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói, calcula que aproximadamente 2 milhões de veículos atravessarão a via, nos dois sentidos, no período que vai deste sábado (23) até 2 de janeiro.
Em direção a Niterói e Região dos Lagos, o maior fluxo deverá ser registrado na quinta (28) e sexta-feira (29), na próxima semana, quando cerca de 195 mil veículos deverão cruzar a via.
No sentido Rio, a previsão de maior movimentação é para segunda (25) e terça-feira (26), além de 1º e 2 janeiro, com cerca de 200 mil veículos em direção a capital fluminense.
Segundo a concessionária, os 400 mil veículos a mais em relação ao ano passado se justificam pelo cenário macroeconômico, pelo formato dos feriados de Natal e Ano-Novo e mudança no comportamento dos turistas.
Ainda de acordo com a Ecoponte, durante o período festivo todos os efetivos do SOS Usuário Médico e Mecânico atuarão em regime especial, para garantir mais rapidez nos atendimentos e na liberação das pistas em caso de acidente.
Já a BR-040, que liga o Rio à Juiz de Fora, deve receber 210 mil veículos no fim de semana prolongado pelo feriado do Natal, segundo a concessionária que administra a rodovia, a Concer.
Nesse período, haverá reforço do atendimento prestado pelo socorro mecânico da empresa em trechos de maior movimento. O motorista deve evitar os horários de pico no período, que tendem a ocorrer nesta sexta-feira, das 15h às 19h; sábado, entre 8h e 14h, e na segunda-feira, a partir do início da tarde.
A Concer lembra que há restrições de horários ao tráfego de caminhões e carretas na pista de subida da Serra de Petrópolis.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)