Fachin vota pelo desmembramento das investigações envolvendo ex-parlamentares do PMDB

STF

Publicado em 15/12/2017 - 10:05 Por Kariane Costa - Brasília

Começou nessa quinta-feira (14) o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que vai decidir se o adiamento, pela Câmara dos Deputados, da análise da denúncia contra o presidente Michel Temer e dois ministros vale também para os demais denunciados.

 

A decisão do STF influencia os processos contra os ex-deputados Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima, Rodrigo Rocha Loures e Henrique Eduardo Alves, que não têm foro privilegiado. 

 

O único a votar na sessão foi o relator, ministro Edson Fachin, que negou todos os recursos apresentados pelos advogados de defesa dos ex-parlamentares.

 

O julgamento sobre o desmembramento deve continuar na próxima terça-feira (19).

 

Também nessa quinta-feira, a pedido do relator, ministro Marco Aurélio, foi suspensa a votação sobre a validade dos acordos de delação premiada firmados pelas policias civis ou federal, para que os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, ausentes da sessão, pudessem manifestar seus votos.

 

O resultado final será conhecido só no ano que vem, após o recesso do judiciário.

 

Em outra decisão, os ministros reduziram a pena imposta ao senador Ivo Cassol (PP-RO)  condenado por fraude em licitações, quando era prefeito do município de Rolim de Moura, em Rondônia. A pena, que era de 4 anos e 8 meses de prisão, foi substituída por prestação de serviços comunitários e multa de R$ 200 mil.

 

Acompanhe a reportagem e saiba mais. 

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo