Quase metade dos brasileiros conhece uma mulher que já fez aborto, revela pesquisa

Pesquisa

Publicado em 04/12/2017 - 23:18 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A vendedora Neide Santos, de São Paulo, diz que não concorda com o aborto, mas conhece quem já teve que interromper uma gravidez.

 

Neide não está sozinha. Ela é uma entre os 72 milhões de brasileiros que conhecem  uma mulher que já abortou.

 

O dado que mostra que, apesar de não parecer, o tema faz parte do cotidiano, está na pesquisa a Percepção do Aborto no Brasil, do Instituto Patrícia Galvão, divulgada nessa segunda-feira (4).

 

A pesquisa também mostra que metade da população brasileira acha que uma mulher que interrompe a gravidez deve ir para a cadeia, mas só 7% denunciariam essa mulher para a polícia se ela fosse uma amiga ou alguém próximo. Quase a metade, 47%, simplesmente não faria nada. É o caso de Neide.

 

Para Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, isso mostra que é preciso falar mais sobre o assunto.

 

Outros dados da pesquisa mostram que 67% dos brasileiros, quase sete a cada 10, é favorável ao aborto caso a mulher tenha ficado grávida vítima de um estupro. 61% também concordam com a interrupção da gravidez em caso de risco de morte da mulher durante a gestão ou no parto e metade se o feto for diagnosticado com alguma doença grave e incurável, como quando a mulher tem zika.

 

O resultado vai na contramão do projeto de emenda à constituição aprovado em uma comissão especial da Câmara dos Deputados que quer acabar com todas as formas possíveis de aborto legal no Brasil.

 

A pesquisa entrevistou 1,6 mil em 12 regiões metropolitanas, e margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para baixo e para cima.

 

Segundo os números mais recentes da pesquisa nacional do aborto, de 2016, quase 5 milhões de mulheres entre 18 e 39 anos já fizeram pelo menos um aborto.

 

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo