Raios matam gado no Tocantins

Tempestades

Publicado em 13/01/2018 - 14:14 Por Juliana Cezar Nunes - Brasilia

Desde o início do ano, em apenas uma fazenda de Talismã, no Tocantins, 87 animais do rebanho de gado morreram após serem atingidos por tempestades de raios.

 

Cerca de 30 animais também foram atingidos em outras fazendas do sul do estado. O coordenador da Defesa Civil em Talismã e Alvorada, João Carlos Lopes, afirma que o fato da região ser plana e alta favorece a incidência de raios.

 

O plantio de soja reduziu a vegetação e também aumentou a chance de acidentes.

 

“O que acontece: têm aquelas moitas que foram deixadas pelos produtores. Os animais escondendo da chuva vão pra dentro dessas moitas de mato que ficaram e o raio cai no ponto mais alto do local, e o ponto mais alto são essas bolas de mato que ficaram. Aí o gado [que] está lá debaixo, quando o raio cai naquela bola de mato, naturalmente o gado que está debaixo morre.”

 

O secretário de Agricultura de Talismã, Luiz Omar Tenório, afirma que a prefeitura tem auxiliado os produtores a enterrar os animais mortos por tempestades de raio com os devidos cuidados sanitários.

 

De acordo com ele, a morte de mais de 80 gados de uma mesma fazenda assustou os produtores da região.

 

“Um produtor perder hoje 80 bois, isso acarreta um prejuízo de R$ 140 a R$ 150 mil. Na atual circunstância é muito dinheiro para um proprietário perder. Mas são fenômenos da natureza e o que a gente pode fazer? A princípio, quase nada.”

 

A Defesa Civil orienta os produtores a retirar as moitas do pasto, manter o gado nas regiões mais baixas e longe da rede elétrica.

 

Os animas que por acaso forem atingidos e morrerem não podem ser usados para consumo humano e devem ser enterrados em valas cavadas por retroescavadeiras, distantes de áreas com lençol freático e próximo à superfície.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo