Tribunal de Justiça do Rio mantém afastamento de cúpula da secretaria de Administração Penitenciária

Publicado em 24/01/2018 - 08:50 Por Fabiana Sampaio - Brasília

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a decisão que afastou o secretário estadual de Administração Penitenciária, coronel Erir Ribeiro, e dois diretores e vice-diretores das duas unidades prisionais em que ficou preso o ex-governador Sérgio Cabral, recebendo uma série de regalias.

 

O desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, da 7ª Câmara Cível, negou a concessão de efeito suspensivo a recurso do governo do estado.

 

Na decisão, o desembargador refuta a tese de que a determinação de tirar o secretário e outros servidores dos cargos significaria interferência indevida do Judiciário no Poder Executivo. De acordo com Costa, a decisão do juiz da primeira instância foi dada com rigor e acerto e deve ser mantida neste momento processual para garantir a produção das provas.

 

Na última quinta-feira (18), o juiz titular da 7ª Vara de Fazenda Pública Eduardo Antônio Klausner determinou o afastamento do secretário e de cinco gestores do sistema prisional do estado, acusados pelo Ministério Público estadual de favorecimento, com tratamento diferenciado e regalias, ao ex-governador Sérgio Cabral, durante o período em que esteve detido em Bangu 8 e na Cadeia Pública José Frederico Marques.

 

Na decisão, o desembargador Caetano da Fonseca Costa afirma que o governador Luiz Fernando Pezão já teve tempo suficiente para analisar nomes para substituir os agentes públicos afastados de suas funções.

 

Por determinação da Justiça Federal, Sérgio Cabral foi transferido, no fim da tarde desta terça-feira (23), do Complexo Médico Penal de São José dos Pinhais para o presídio federal em Curitiba.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria comemora seus 43 anos

Em ritmo de festa, o programa comemora neste 14 de setembro suas mais de quatro décadas de existência. E convida a psicóloga Rachel Moreno para falar sobre a imagem da mulher nos meios de comunicação e a presença feminina na política.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo