Catadores protestam em SP contra suspensão de convênio que garantia caminhão de coleta

Caminhão de Coleta

Publicado em 14/02/2018 - 08:25 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Os foliões vão para casa e entra em cena o bloco da limpeza. Das 2h às 10h, garis varrem e lavam as ruas da capital paulista para a festa recomeçar. Sem essa turma, que usa vassouras ao invés de bateria, o carnaval seria outro.

 

Para fazer esse trabalho, foram escaladas 700 pessoas pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). A tarefa é feita com exclusividade pelas concessionárias, inclusive a coleta de material reciclado.


Foi justamente essa exclusividade que levou as cooperativas de reciclagem a colocar o bloco na rua no último dia de carnaval em São Paulo. Tambores, maracas e estandartes foram usados pelo Bloco da Reciclagem para protestar contra a suspensão do convênio que garantia um caminhão de coleta para cada cooperativa. O protesto aconteceu em um dos polos centrais do carnaval paulistano, o Largo da Batata.

 

A assessoria de imprensa da Amlurb confirmou que a prefeitura não fornece mais os caminhões para as cooperativas  porque o contrato acabou e a nova licitação não foi concluída. Desde o dia 9 de janeiro, a coleta de material reciclável está a cargo das duas concessionárias contratadas pela prefeitura.


A licitação não acabou por recomendação do Tribunal de Contas do Município (TCM). Segundo o tribunal, existem indícios de superfaturamento nos preços dos contratos dos caminhões.

 

Confira detalhes. 

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo