Código Florestal: resultado das ações no STF será conhecido na semana que vem

Código Florestal

Publicado em 22/02/2018 - 21:49 Por Sumaia Vilela - Brasília

Faltando apenas o voto do ministro Celso de Mello, a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, suspendeu o julgamento do Código Florestal. Ele será retomado na próxima quarta-feira.

 

A discussão começou em novembro do ano passado, quando Carmen Lúcia pediu vista. Nesta semana o caso foi retomado. Os ministros julgam ações diretas de inconstitucionalidade, que questionam mais de 60% dos 84 artigos do Código Florestal.

 

Um dos principais pontos questionados é a previsão de anistia de multas aos produtores rurais que desmataram antes de julho de 2008. O relator, ministro Luiz Fux, votou pela inconstitucionalidade da medida. Um dos ministros que discordaram foi Dias Toffoli. Ele argumentou que a anistia só ocorre caso o produtor faça a recuperação da área.

 

Outro ponto é a redução da reserva legal, a parte protegida da propriedade para até 50%, caso o município já tenha mais da metade de área ocupada por áreas de preservação ambiental ou terras indígenas. Esse ponto influencia a Amazônia Legal, onde a proteção chega a 80% do terreno. O ministro Roberto Barroso considera que o dispositivo é irregular, porque a Constituição determina a prioridade na preservação desse bioma.

 

O Código Florestal autoriza também a recomposição da reserva legal desmatada até julho de 2008 com até 50% de espécies exóticas, que não são naturais do Brasil. O que foi criticado pelo ministro Edson Fachin.

 

Para calcular os votos para cada um dos dispositivos, já que são muitos os pontos, a ministra Carmen Lúcia decidiu apresentar o resultado parcial em uma tabela para a próxima sessão.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo