19 trabalhadores rurais empregados em uma mesma fazenda foram encaminhados a unidades de saúde do Distrito Federal, vítimas de intoxicação por agrotóxico. A informação é da Secretaria de Saúde do DF, que atualizou os números divulgados mais cedo pelo Corpo de Bombeiros.
Quatro pessoas foram para UPA de São Sebastião e 15 para o Hospital da Região Leste, no Paranoá. Outros dois pacientes deram entrada no Hospital Regional de Planaltina.
Os trabalhadores rurais foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu na manhã desta quarta-feira. Os agricultores começaram a passar mal no meio da plantação de soja. A propriedade fica na BR-251, quilômetro 78.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, as pessoas apresentavam sintomas semelhantes: tosse, dificuldade de respirar, inchaço nos olhos e rosto, vômito e coceira. Todos foram encontrados conscientes e estáveis, mas alguns chegaram a desmaiar antes do atendimento.
Os Bombeiros informaram que o pesticida usado na plantação precisa de 48 horas depois da aplicação para que seja permitido o contato humano. Os trabalhadores não souberam dizer quando o agrotóxico foi aplicado. A corporação afirma que existem indícios de que a substância causou a intoxicação.
No Hospital do Paranoá, os pacientes estão em avaliação. Alguns já estão em condições de receber alta. Duas pessoas ainda apresentam sintomas, mas permanecem estáveis, assim como os internados no Hospital de Planaltina, de acordo com a Secretaria de Saúde.