Conheça a história de mulheres que são a força da Rádio Nacional AM de Brasília

Especial

Publicado em 31/03/2018 - 11:02 Por Mariana Martins - Brasília

E no mês março a contagem regressiva para os 60 anos da Rádio Nacional AM de Brasília não poderia falar de outro assunto que não fosse as mulheres que fazem a emissora!

 

Somos aproximadamente de 65% da força de trabalho da rádio e carregamos a marca da cobertura de fatos que foram determinantes para a vida das mulheres e a garantia de seus direitos.

 

Um exemplo da força feminina na Rádio Nacional é a apresentadora do Programa Viva Maria, Mara Régia di Perna, que traz exemplos de conquistas memoráveis em sua trajetória.

 

Dificuldades existentes fora da empresa também se refletem dentro do ambiente de trabalho. As desigualdades entre homens e mulheres ainda são mais fortes em algumas atividades.

 

Na operação de áudio, por exemplo, os homens sempre foram a maioria. Mas há 37 anos, a primeira operadora de áudio chegava a Rádio Nacional. Lúcia Safatle, mais conhecida como Lucinha, enfrentou preconceitos até conquistar seu espaço.

 

Mas o terreno das operações continua sendo árido para mulheres: são apenas duas operadoras em todas as rádios da EBC. Esta é única área da rádio em que os homens são maioria.

 

Para além dessas radialistas que atuam na Nacional há mais de três décadas e que seguem fazendo história, outras jovens iniciam sua carreira, seguindo os passos e construindo novos caminhos.

 

Quando boa parte dessas jovens nasceram, muitas mulheres já faziam a Rádio Nacional.

 

É nesse ambiente, de troca constante de experiências, que a Nacional vai chegando aos 60 anos: repleta de experiências femininas, com as vozes e a força de mulheres que fazem história.

Últimas notícias
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo