Ministério da Justiça deve alterar portaria sobre classificação indicativa

Ministério da Justiça

Publicado em 16/03/2018 - 21:29 Por Mariana Martins - Brasília

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, participou na manhã desta sexta-feira (16) da abertura do seminário sobre classificação indicativa, que é a política nacional de proteção de crianças e adolescentes responsável pela indicação etária de conteúdos culturais e de entretenimento, como filmes, teatro, novelas e jogos.

 

A política é regulamentada por uma portaria do Ministério da Justiça, editada em 2005, que tem como base a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

O Ministério da Justiça reabriu as discussões e convidou representantes da sociedade civil que contribuíram com a criação da política para discutir a necessidade de atualizações.

 

O ministro Torquato Jardim defendeu mudanças tanto na Constituição Federal quanto na portaria que regulamenta o setor.

 

 

 

Para o representante da Rede Andi - Comunicação pelos Direitos da Criança e do Adolescente, Veet Vivarta, a portaria que regulamenta a classificação indicativa no Brasil é reconhecida como uma referência mundial e deve ser atualizada para dar respostas específicas no que diz respeito à evolução da comunicação, mantendo os seus princípios. Vivarta discorda de que a Constituição tenha que ser mudada para isso.

 

 

Ainda de acordo com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, as alterações na classificação indicativa devem estar prontas no prazo de até oito semanas.

Últimas notícias
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo