logo Radioagência Nacional
Geral

Operação prende suspeitos em fraude no sistema de transporte público do Distrito Federal

Investigações
Baixar
Sayonara Moreno
15/03/2018 - 20:30
Brasília

Ao menos 35 pessoas foram presas nesta quinta-feira (15), pela Polícia Civil do Distrito Federal, durante a operação Trickster.

 

De acordo com as investigações, que começaram há seis meses, os envolvidos simulavam créditos em cartões de passagens e o dinheiro era repassado pelo DFTrans às cooperativas.

 

O delegado Fernando Costa, um dos responsáveis pela operação, explica que o grupo criava um CNPJ e realizava o cadastro dessa empresa no sistema. 

 

A Polícia Civil calcula que, desde 2007, os valores desviados ultrapassam centenas de milhões de reais.

 

Outro delegado responsável pela operação, Wisley Salomão, relatou que o modo como os cartões eram usados chamou a atenção para a fraude.

 

O esquema foi descoberto após a operação Checklist, em outubro do ano passado, que detectou cobrança de propina para que o transporte irregular coletivo rural pudesse circular no DF.

 

Na ocasião, foi preso o servidor do DFTrans Pedro Jorge. Após o dia em que saiu da cadeia, a senha dele que dava acesso ao serviço do DFTrans foi utilizada no sistema. Pedro Jorge foi preso, mais uma vez, nesta quinta-feira.

 

A promotora do Ministério Público do DF, Lena Daher, disse que o governo pode ser acionado judicialmente.

 

O secretário de Mobilidade do DF, Fábio Damasceno, nega falhas no sistema e explicou que as investigações só foram possíveis a partir de uma denúncia da pasta à polícia.

 

Os envolvidos devem responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistema de informação e lavagem de dinheiro. O servidor do DFTrans é alvo de processo administrativo interno e está afastado.

x