STF amplia recursos para candidaturas femininas; ministros também homenageiam Marielle Franco
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) prestaram homenagens à Marielle Franco durante a sessão plenária desta quinta-feira (15).
A presidente da Corte, Cármen Lúcia, destacou que Marielle foi a vereadora mais votada em 2016. A ministra enfatizou que o preconceito atinge mulheres em todos os setores da sociedade e lembrou do artigo 5º da Constituição, que estabelece a igualdade perante as leis.
O ministro Luís Roberto Barroso, que nasceu no interior do Rio de Janeiro, declarou que a luta por justiça e igualdade não pode parar. E apontou fatores que podem explicar a violência no estado, como a desigualdade e a corrupção.
E o ministro Gilmar Mendes chamou os membros do Poder Judiciário a agir para punir quem comete crimes contra a vida.
Antes mesmo do assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes, o Supremo já havia pautado para a sessão plenária desta quinta-feira a discussão sobre uma regra criada na minirreforma eleitoral de 2015. A lei determinava que partidos deveriam reservar uma fatia do Fundo Partidário para financiar candidaturas de mulheres. E estabelecia os limites mínimo de 5% e máximo de 15% para o financiamento.
Por 8 votos a 2, os ministros entenderam que os recursos devem ser distribuídos pelos partidos igualitariamente entre homens e mulheres. Pelo menos 30% dos recursos devem ser reservados para as candidatas.
A presidente do Supremo, Cármen Lúcia, acredita que ampliar o limite de financiamento pode melhorar a qualidade das candidaturas femininas.
A ministra Rosa Weber considerou a cota fundamental para aumentar a representatividade feminina. Ela avaliou que, quando dependem de indicações políticas, as mulheres sempre perdem espaço.
Dos 11 ministros do Supremo, somente duas são mulheres.
![Conselho Federal de Farmácia/Divulgação Brasília (DF) 02/02/2024 - O Ministério da Saúde define a febre do Oropouche como doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil, em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília.
Foto: Conselho Federal de Farmácia/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Stringer/Proibida reprodução Neymar na arquibancada em partida do Al-Hilal na Arábia Saudita
26/10/2024
REUTERS/Stringer](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 05/01/2025 – Blocos de carnaval não oficiais desfilam pelas ruas do centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 08/08/2024 – FGTS distribuirá R$ 15,2 bi a trabalhadores; veja como será o cálculo
Valor foi aprovado nesta quinta (8) pelo Conselho Curador do fundo
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Petrobras/Divulgação Colômbia 05/12/2024 Petrobras descobre reservatório de gás natural na Colômbia. Mapa mostra localização do novo poço de gás natural Foto: divulgação/Petrobras](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)