Viva Maria: Quebradeiras de coco no Piauí denunciam intimidação em ações de preservação da água

Viva Maria

Publicado em 21/03/2018 - 09:17 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Parece ironia, mas justo no momento em que o Brasil sedia em Brasília o FAMA, Fórum Alternativo Mundial da Água e o  8º Fórum Mundial da Água, que tem como tema central o compartilhar desse ser como um direito humano, nossas amigas do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu- MIQCB , estão sendo ameaçadas em função da luta pelo direito à terra e à água!

 

É o caso de uma grande liderança do Piauí, Francisca Nascimento que, inclusive, acabou de sofrer uma violenta intimidação por que ousou recuperar uma área degradada no município de São João do Arraial, que fica a 300 km de Teresina. 

 

Carol Magalhães  que é Coordenadora Técnica do MIQCB, tem os detalhes sobre mais essa violência contra as quebradeiras de coco babaçu que já foi encaminhada à polícia e governo local e também ao Ministério Público! Seja muito bem-vinda!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Lula reitera apoio ao RS e ao povo gaúcho para enfrentar tragédia

Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.

Baixar arquivo
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo