Pelo menos 21 pessoas morrem em tentativa de fuga de presídio na região metropolitana de Belém. Na tarde dessa terça-feira (10), um grupo de criminosos fortemente armando tentou resgatar presos do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III, no Complexo Prisional que fica no município de Santa Izabel.
Durante a ação, os criminosos do lado de fora jogaram explosivos contra um dos muros do Pavilhão C da unidade. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Pará, os presos também tinham armas dentro do presídio.
Houve troca de tiros entre a equipe do Batalhão Penitenciário, os criminosos que tentavam fazer o resgate e parte dos detentos. Entre os mortos estão um agente penitenciário e pelo menos 20 homens. Outros cinco agentes de segurança ficaram feridos - um deles está em estado grave. Dois fuzis, 3 pistolas e 2 revólveres foram apreendidos com o grupo que tentou invadir o presídio.
A polícia investiga se a tentativa de fuga tem relação com mortes ocorridas nos últimos dias na região metropolitana de Belém. Só nessa segunda-feira, 11 pessoas foram assassinadas. Os crimes ocorrem com características de execução onde homens armados usaram motocicletas para cometer os assassinatos, que começaram após o homicídio de um policial militar.
Após o fato, houve reforço na segurança com a força tática da Polícia Militar. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Pará, não houve fuga de presos na ação.