Ato em favor do ex-presidente Lula toma conta do 1º de Maio nas ruas de Curitiba

Curitiba

Publicado em 01/05/2018 - 20:57 Por Samanta do Carmo - Brasília

A cidade de Curitiba, onde o ex-presidente Lula está preso desde o começo de abril, foi o local escolhido pelas centrais sindicais para o Ato Nacional Unificado em comemoração do Dia dos Trabalhadores. A manifestação ocorreu na Praça Santos Andrade.

 

Sindicalistas destacaram a importância da unificação do movimento, como comentou José Avelino Pereira, o Chinelo, vice-presidente nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

 

Sonora: “Nesses últimos 20 anos, é a primeira vez que todas as centrais se uniram para fazer o 1º de Maio. A unidade das centrais é de fundamental importância, principalmente para enfrentar os grandes desafios que nos esperam e vocês sabem bem. Comemorar o que? Nada."

 

Parentes de Lula também discursaram. Ao longo da tarde, o público acompanhou os shows de Beth Carvalho, Ana Cañas e do rapper Flávio Renegado, todos intercalados com gritos de Lula Livre, Fora Temer e Fora Moro.

 

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 5 mil pessoas participam do ato. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) calculou 40 mil participantes. Nem a PM, nem a CUT registrou casos de violência.

 

A terça-feira começou na capital paranaense com a marcha dos apoiadores de Lula, que caminharam oito quilômetros, do local onde estão acampados, protestando contra a prisão do ex-presidente, até a região onde ocorreu o ato do 1º de Maio.

 

Os movimentos dos Trabalhadores Sem Terra e dos Trabalhadores Sem Teto e representantes de sindicatos de outros países da América, como a Argentina e os Estados Unidos, também estavam presentes.

 

A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, deputados e senadores do partido, assim como líderes de outras legendas como Manuela D'Ávila, do PCdoB e Guilherme Boulos, do PSOL, acompanharam a manifestação, que terminou no meio da noite.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo