Em referência ao Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado em 19 de maio, o Banco de Leite do Hospital Dona Regina, em Palmas, no Tocantins, realiza até sexta-feira (25) a Semana de Doação de Leite Materno.
O objetivo é estimular a doação de leite humano e promover debates sobre a importância do aleitamento.
O Banco de Leite do Dona Regina está, atualmente, com estoque de 19 litros e com demanda de oito litros por dia, com 47 bebês precisando de suplementação.
Serão promovidas palestras em unidades de saúde e em escolas, rodas de conversa sobre doação de leite e acolhimento para as mães que estão com bebês internados.
Durante a ação também será feita a distribuição de folders e cartazes para a comunidade no intuito de buscar mais doadoras.
No estado, existem três bancos de leite, nas seguintes cidades: Araguaína, Palmas e Gurupi. Também há postos de coleta no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, e no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional.
Toda mulher que amamenta tem produção de leite excedente e boa saúde pode ser doadora. Para doar, a mãe precisa ligar para o Disque Amamentação e agendar a visita do Projeto Bombeiros Amigos do Peito.
Durante a visita, os bombeiros dão toda orientação necessária sobre a coleta e a estocagem do leite. O telefone do Disque Amamentação é o 0800-64 68 283.