Iphan reprova projeto de reconstrução do viaduto de Brasília que desabou

Viaduto de Brasília

Publicado em 09/05/2018 - 15:35 Por Sayonara Moreno - Brasília

O projeto de reconstrução do viaduto do Eixão Sul foi de Brasília foi reprovado pela superintendência local do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Iphan entendeu que a proposta apresentada pelo governo “altera fortemente” a arquitetura original de Brasília.

 

O governo de Brasília divulgou o projeto no dia 28 de março, que previa a demolição de todo o bloco que desabou parcialmente no dia 6 de fevereiro deste ano. Segundo o GDF, o trecho seria reconstruído totalmente, com reforço nas fundações e colunas, que ganhariam nova estrutura.

 

A proposta atende, em parte, a recomendação de especialistas em engenharia da Universidade de Brasília, que detectou um estado acima do crítico nas condições da estrutura do viaduto.

 

Foi recomendado que o GDF demolisse e reconstruísse todo o viaduto, nos 194 metros de extensão. O GDF concordou em demolir e reconstruir, mas somente o bloco do trecho que desabou.

 

No parecer do Iphan, o órgão recomenda que o GDF apresente uma nova proposta de recuperação do viaduto, que diminua o máximo possível o tamanho dos pilares, em relação às dimensões apresentadas no projeto.

 

O Iphan informou que vai se reunir com representantes do governo, para debater como deve ser projetada a nova estrutura. Deve ser respeitado o que o Iphan chama de “ambiência da área”, além do conjunto urbano de Brasília e a segurança da população.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo