Famílias assentadas em município de Mato Grosso recebem ordem de despejo

Justiça

Publicado em 20/06/2018 - 15:23 Por Maíra Heinen - Brasília

Quase cem famílias de um assentamento no município de Novo Mundo, em Mato Grosso, podem ser despejadas após decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

 

Em 2017, o juízo de primeiro grau reconheceu que a área pertence à União e antecipou a tutela de 2 mil hectares para o assentamento dessas famílias. Após a decisão, o Incra criou portaria e iniciou o processo de divisão e sorteio dos lotes para as famílias que, deste então, vivem no local.

 

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra, a decisão recente da desembargadora Daniele Maranhão, em favor de um fazendeiro, pegou os moradores do Assentamento Nova Conquista II de surpresa.

 

Quem conta é a advogada e coordenadora da CPT em Mato Grosso, Elizabete Flores.

 

A desembargadora afirma que o produtor rural que recorreu teve a própria defesa cerceada nos autos do processo e que caso se permita a execução da sentença em favor da União, haveria dano de difícil reparação. Também afirma que União não teria esse mesmo prejuízo se aguardasse a conclusão do julgamento.

 

O Incra informou que aguarda notificação da decisão para adotar as medidas judiciais a fim de garantir a permanência das famílias assentadas no projeto criado em área pública. Disse ainda que solicitou audiência com a desembargadora para discutir a questão, no dia 26 de junho, a fim de evitar prejuízo às famílias que residem e exploram o PDS Nova Conquista II.

Últimas notícias
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo
Cultura

SP: artistas protestam contra fechamento de oficinas culturais

O protesto acontece nas três oficinas culturais que estão em risco de fecharem as portas na capital paulista. A Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, a Alfredo Volpi, em Itaquera, na zona leste da cidade e a Juan Serrano, no bairro da Brasilândia, na região norte de São Paulo.

Baixar arquivo
Educação

Começa na segunda-feira prazo para pedir isenção no Enem

Começa, nesta segunda-feira (15), o prazo para pedido de isenção da inscrição do Enem 2024.

A solicitação para fazer a prova de graça vai até 26 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Termina nesta segunda o Mutirão de Negociação de Dívidas da Febraban

A iniciativa conta com apoio da Secretária Nacional do Consumidor e dos Procons de todo o país. Só podem ser negociados débitos sem bens dados em garantia, como aquela dívida do cartão de crédito, o cheque especial e empréstimo pessoal.

Baixar arquivo
Geral

Casos de feminicídio e tentativa crescem no Rio

Os registros de feminicídio e tentativa de feminicídio no estado do Rio de Janeiro aumentaram quase 48% nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 começa neste sábado

Rádio Nacional transmite jogo do Fluminense contra o Bragantino neste sábado (13), às 21h. 

Baixar arquivo