Remédio que reduz em 90% risco de contrair HIV terá distribuição na rede pública de saúde do Pará

Unidade de Saúde

Publicado em 22/06/2018 - 20:57 Por Kariane Costa - Brasília

Anunciado em dezembro do ano passado, chega à rede pública de saúde de Belém, a partir do próximo mês, um coquetel de remédios para a prevenção do HIV.

 

Conhecido como PreP, profilaxia pré-exposição ao HIV, ele aumenta em 90% as chances de prevenção da doença, quando usado da forma correta.

 

O tratamento realizado por meio de um medicamento é capaz de proteger o organismo contra o vírus.

 

Os remédios vão ser distribuídos de graça, mas somente às pessoas que se encaixam no seguinte grupo: profissionais do sexo, pessoas transexuais, casais- quando apenas um deles possui o vírus HIV - e homens que fazem sexo com homens.

 

O PreP possui efeitos colaterais e o Ministério da saúde alerta que em nenhum momento substitui o uso de preservativos.

 

A secretaria de saúde do estado do Pará alerta também que o medicamento não previne outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, HPV, hepatite B, assim como não evita a gravidez.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, além do SUS, o medicamento deve ser comercializado na rede privada.

 

O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde aponta que oitocentas e 27 mil pessoas têm HIV no país. 40 mil casos são registrados todos os anos.

 

Os grupos em que as infecções mais crescem são de homens que fazem sexo com homens, de 15 a 24 anos de idade, e idosos, acima dos 60 anos.

 

No decorrer do ano passado, 1.381 adultos e 13 crianças foram diagnosticados com o vírus HIV no Pará.

 

Para mais informações sobre como tratar a doença e se prevenir, basta procurar uma unidade de saúde no estado.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo