Justiça condena 23 ativistas que participaram de protestos no Rio em 2013 e 2014

Primeira Instância

Publicado em 18/07/2018 - 16:47 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

Os 23 jovens acusados de organizarem protestos violentos no Rio de Janeiro, entre 2013 e 2014, foram condenados à prisão em regime fechado. A decisão foi tomada nesta terça-feira, pelo juiz Flávio Itabaiana, da Vigésima Sétima Vara Criminal do Tribunal de Justiça.

 

Ele sentenciou os ativistas a penas entre 5 e 7 anos de reclusão, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção de menores, dano qualificado, resistência, lesão corporal e posse de artefatos explosivos.

 

Como a condenação foi em primeira instância, todos os 23 jovens poderão recorrer da decisão em liberdade, mas terão que continuar cumprindo as medidas cautelares impostas anteriormente no processo, como proibição de participar de protestos e de deixar o país.

 

Entre os condenados estão Elisa Quadros Pinto Sanzi, a Sininho, considerada umas das líderes do grupo; além de Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza, que também foram condenados em outra ação pela morte do cinegrafista Santiago Andrade, atingindo por um rojão na cabeça, enquanto fazia a cobertura de um protesto para a TV Bandeirantes, em fevereiro de 2014.

 

De acordo com o Ministério Público os manifestantes planejavam protestos violentos durante a Copa do Mundo no Brasil. Além disso eles também teriam a intenção de incendiar a Câmara Municipal do Rio, durante o movimento Ocupa Câmara, quando a sede do legislativo carioca foi ocupada por manifestantes em julho de 2013.

 

Já o advogado João Tancredo, que defende dois dos condenados, considerou que a decisão já era esperada, devido ao perfil demonstrado pelo juiz ao longo do processo.

 

Segundo ele, os manifestantes não planejaram protestos violentos e foram às ruas apenas para se posicionar contra a realização da Copa do Mundo, alegando que as obras para o evento seriam superfaturadas, gerando gastos desnecessários ao país.

 

O defensor afirmou ainda que os ativistas estavam certos ao denunciarem os excessos e a corrupção nas obras da Copa, que posteriormente comprovados pela Lava Jato.

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo