logo Radioagência Nacional
Geral

Obras do corredor expresso do Rio devem ser concluídas em um ano, promete prefeitura

Transporte
Baixar
Raquel Júnia
31/07/2018 - 17:47
Rio de Janeiro

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou nesta terça-feira que as obras do corredor expresso para ônibus articulado Transbrasil vão ser retomadas em até 15 dias e em um ano devem ser concluídas.

 

O corredor deveria estar pronto antes das Olimpíadas de 2016 para ligar o bairro de Deodoro até a região portuária do Rio, no entanto, as obras foram totalmente paralisadas em março deste ano.

 

Segundo a prefeitura, a retomada vai ser possível devido a um acordo com o Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal e o consórcio responsável pela obra formado por Odebrecht, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Camargo Correa.

 

O orçamento original licitado em R$  1,4 bilhão vai ser mantido. A obra é cercada de contradições e está entre as investigações da Lava Jato, no entanto, o corredor foi defendido pelo prefeito.

 

Segundo a prefeitura, 80% da obra já está concluída. Com a extensão até o terminal Américo Fontenelle, localizado no centro da cidade, atrás da Central do Brasil, o corredor terá 39km. Com a retomada, de acordo com a prefeitura, dois mil trabalhadores devem ser recontratados.

 

Presentes na cerimônia, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Construção Pesada afirmaram que foram até o local na expectativa de que houvesse recontratação imediata de trabalhadores. Leandro Oliveira, diretor do Sindicato, afirmou que nenhum contrato ainda foi fechado.

 

Segundo ele, o setor da construção pesada já movimentou mais de 35 mil pessoas no estado do Rio. Procurado, por meio da assessoria de imprensa, para responder questões sobre o início das obras e a contratação de pessoal, o Consórcio Transbrasil não respondeu até o fechamento desta reportagem.

x