Bianca Gomes, de 43 anos, assentada no assentamento Terra Prometida, na baixada fluminense, encontrou nas ervas uma infinidade de possibilidades.
Luiza Maria da Silva, de 69 anos, também assentada conta que a organização do conhecimento que elas já tinham começou quando ela se inscreveu em um curso.
Os fitoterápicos e medicamentos naturais são produzidos pelo coletivo de Saúde do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, não só nos assentamentos e acampamentos do Rio, mas de todo o país e incluem, também, cosméticos.
O trabalho, além de gerar renda para as mulheres assentadas também cumpre o papel de resgate da autoestima, como conta dona Luiza.
O coletivo de Saúde do MST produz mais de uma centena de produtos utilizando plantas e ervas.
O Encontro Nacional do Coletivo, no ultimo mês de junho, em São Luis (MA), reforçou mais uma vez o compromisso com as práticas naturais e destacou a importância de fortalecimento do Sistema Ùnico de Saúde, o SUS, em diálogo com os saberes tradicionais do campo.
Com a Canção da Terra, de Pedro Munhoz, na voz de O Teatro Mágico, com os trabalhos técnicos de Eduardo Monteiro, da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, Raquel Júnia.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)