Falta de apoio e tempo de licença estão entre as causas que levam mães a desistir do aleitamento

Aleitamento Materno

Publicado em 04/08/2018 - 10:17 Por Graziele Bezerra - Brasília

A nutricionista Maria Rosa Rodrigues teve medo de não conseguir amamentar o primeiro filho, o Leonardo de 4 anos. Logo após o nascimento da criança, o pai de Maria morreu num acidente de carro. Ela precisou driblar o trauma da perda e conseguiu dar de mamar ao filho. 

 

Sonora: "Eu tive muito apoio para amamentar. Eu realizei meu sonho. Ele mamou até quase 2 anos. Parou no tempo dele. Ele não teve desmame forçado."

 

Mas nem todas as mamães tem essa rede de apoio. Além, disso, precisam voltar a trabalhar antes dos 6 meses e por isso, não conseguem amamentar.

 

Esses fatores, segundo o ministério da saúde, estão entre as causas que levam as mães a desistir do aleitamento.

 

O vice presidente da sociedade brasileira de pediatria, Edson Ferreira Liberal, defende a licença-maternidade de 6 meses para todas as mães. Hoje, apenas as servidoras públicas têm essa garantia.

 

Sonora: "Vamos pensar se a Opas diz que está comprovado que é fundamental, no mínimo, aleitamento por 6 meses, como a nossa legislação só libera por 4 meses."

 

Para o ministro da saúde Gilberto Ochi, aumentar a licença-paternidade também pode ajudar as mães nos primeiros dias de amamentação.

 

Sonora: "É uma sugestão do ministério da Saúde às empresas para que se comprovado o envolvimento do pai na criação e no apoio à criança, que a licença possa ser estendida até 20 dias."

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a amamentação reduz em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, além de reduzir casos de diarréias, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

 

No Brasil, 67% das crianças mamam na primeira hora de vida e a duração média do aleitamento exclusivo é de 54 dias.

 

Aproximadamente 41% das crianças menores de seis meses tiveram alimentação exclusiva por leite materno no país.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo