Famílias atingidas por obras em Belo Monte deixam Ibama de Altamira

Protestos

Publicado em 01/08/2018 - 12:20 Por Renata Martins - Brasília

Após mais de 20 dias de protestos, famílias atingidas pelas obras da Hidrelétrica de Belo Monte desocuparam, nessa terça-feira (31), o escritório do Ibama em Altamira, no Pará.


Os moradores do bairro Jardim Independente I também liberaram o trecho da rodovia Transamazônica, próximo ao acesso à hidrelétrica, bloqueado nessa segunda-feira (30).


De acordo com o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), a desmobilização ocorreu após negociação entre o Movimento, Ibama, Norte Energia, Governo Federal e Defensoria Pública da União.


O motivo dos protestos é a situação degradante de quase mil famílias que moram em palafitas ou casas onde a interligação à rede de esgoto não é viável, no bairro Jardim Independente I, em Altarmira (PA).


Em março deste ano, o Ibama reconheceu que o aumento populacional e a especulação imobiliária gerada pela construção e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte foram os principais fatores para a ocupação desordenada da região da lagoa.


Por isso, o instituto determinou que a Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte, reassentasse essas famílias.


Mas a realocação sequer começou e casas na área alagadiça desabaram. Sem ter para onde ir, no dia 9 de julho 23 famílias montaram barracas no pátio da sede do Ibama, em Altamira.


Segundo o próprio Ibama, a Norte Energia se comprometeu a assumir, em caráter emergencial, os custos de aluguel e a mudança das 23 famílias que ocupavam o prédio público.


Procurada, a Norte Energia não se pronunciou até o fechamento desta matéria.

Últimas notícias
Economia

Empregador que não paga 13º salário a trabalhador pode ser punido

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Baixar arquivo
Geral

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo