Funai divulgou este mês imagens filmadas por um drone de povo indígena isolado no Amazonas

Amazonas

Publicado em 01/09/2018 - 09:33 Por Maísa Penetra - Brasília (DF)

Povo indígena isolado no Vale do Javari é registrado pela primeira vez por câmera da Funai.

 

As imagens divulgadas, foram capturadas por um drone em uma expedição da Funai em 2017. 

 

Elas mostram uma cabana em meio à floresta virgem e algumas pessoas se movimentando na clareira. A área é de difícil acesso no sudoeste do Amazonas, quase na divisa com o Peru.

 

Para chegar até lá, a equipe formada por membros da Funai e da polícia teve de percorrer 180 quilômetros por rios e caminhos de terra, além de outros 120 de caminhada pela floresta.

 

A expedição aconteceu por conta de denúncias que diziam que caçadores e fazendeiros com terras próximas à região estavam agredindo o povo que vive na terra indígena. Por isso, esquipes especializadas da Funai se aproximaram para averiguar a situação.

 

O Vale do Javari é a maior terra indígena brasileira e tem o maior registro de povos isolados no país. Onze comunidades foram encontradas na porção brasileira da região até hoje.

 

As terras são monitoradas, há anos, com diversas técnicas desde sobrevoos com aeronaves, expedições terrestres e imagens de satélite, mas nunca houve comunicação. O contato foi apenas visual.

 

Desde 1987 a política brasileira é o não contato com povos isolados. O que isso quer dizer é que, a Funai ou nenhuma outra instituição do Estado devem interferir no modo de vida dessas pessoas em situações normais.

 

O que acontece é que a Funai já tem contato próximo com outros povos que vivem na região, especialmente os Kanamari e esses indígenas que são vizinhos ficam sabendo como estão as coisas. Caso haja irregularidades, eles reportam aos agentes da Funai. É o que explica o indigenista que faz parte da coordenação de indígenas isolados da Funai, Bruno Pereira.


A ideia é conhecer essas pessoas, na medida do possível e, proteger o direito que tem à própria cultura e subjetividade. Bruno Pereira destaca que apara isso, a preservação da floresta é fundamental.


A Funai divulgou, no mês passado, as imagens de uma pessoa que se acredita ser sobrevivente de um massacre a um povo isolado em Rondônia. O registro é de 2011 mas, só foi divulgado no mês passado.

 

Segundo a Funai, depois de um ataque de fazendeiros no fim de 1995, o grupo desse homem isolado se tornou uma pessoa só. Tanto a situação dele, quanto a de todos os povos isolados preocupa os especialistas, que alertam sobre ataques e pressões do agronegócio e da mineração para se apropriarem dessas terras ancestrais.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo