Justiça do Rio substitui prisão domiciliar de Adriana Ancelmo por uso de tornozeleira

Rio de Janeiro

Publicado em 28/08/2018 - 17:41 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O juiz Marcelo Bretas, da 7º Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, substituiu a prisão domiciliar da ex-primeira dama do estado Adriana Ancelmo pelo uso de tornozeleira eletrônica.

 

Com isso, a mulher do ex-governador Sérgio Cabral poderá sair de casa, inclusive para trabalhar, utilizando o equipamento.

 

No entanto, ela precisa estar em casa entre as 20h e as 6h e também nos feriados e fins de semana. Para Bretas, que atendeu a um pedido do Ministério Público Federal, as medidas cautelares não mais se justificam.

 

Adriana Ancelmo foi presa preventivamente em dezembro de 2016, passando a cumprir pena no Complexo Penitenciário de Bangu, após ser denunciada na Operação Calicute, um desdobramento da Lava Jato no Rio.

 

Em abril de 2017, ela conseguiu o regime de prisão domiciliar, revogado oito meses depois, fazendo com que retornasse ao regime fechado.

 

Em dezembro do ano passado, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, restabeleceu a prisão domiciliar. A decisão foi mantida pelo Superior Tribunal de Justiça, em atenção ao Estatuto da Primeira Infância, já que Adriana possui dois filhos menores de idade.

 

A defesa da ex-primeira dama disse que sempre sustentou que a prisão preventiva de Adriana, no cárcere, era ilegal e desnecessária. Ainda de acordo com o advogado Alexandre Lopes, com a adoção da tornozeleira eletrônica "vai-se chegando mais perto do que a lei determina". 

 

Adriana Ancelmo responde por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

 

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo