MPF denuncia 32 pessoas por participação em cartel em obras rodoviárias em São Paulo

Lava Jato

Publicado em 05/08/2018 - 16:02 Por Dayana Vitor - Brasília

Dos trinta e dois denunciados, quatro são agentes públicos e ocuparam cargos de diretoria nas empresas Dersa, Empresa Municipal de Urbanização e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. Atualmente, dois estão em cargos de chefia na Secretária de Aviação Civil do Ministério dos Transportes e na Agência Nacional de Transportes Terrestres.

 

O Ministério Público Federal utilizou na elaboração da denúncia acordos de leniência das construtoras Odebrecht e Queiroz Galvão. Também um depoimento espontâneo de dois executivos da Queiroz Galvão.

 

Segundo informações dos executivos, os membros do cartel favoreceram empresas em obras da capital paulista como o trecho sul do Rodoanel, nas avenidas Roberto Marinho, Chucri Zaidan, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Marginal Tietê e Jacu Pêssego e o Córrego Ponte Baixa.

 

Em nota, a Dersa informou que se houve conduta ilícita com prejuízo aos cofres públicos, o estado irá cobrar as devidas responsabilidades. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras respondeu que “a Prefeitura de São Paulo está colaborando com as investigações”.

 

Já a Odebrecht afirmou que continua cooperando com as autoridades e está focada no exercício de suas atividades e na conquista de novos projetos”. A Queiroz Galvão disse que não vai comentar a denúncia.

 

Até o fechamento dessa reportagem, os demais denunciados não se pronunciaram sobre o assunto.

Últimas notícias
Geral

Lula reitera apoio ao RS e ao povo gaúcho para enfrentar tragédia

Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.

Baixar arquivo
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo