Brasileiros, de todo os cantos do país, irão optar por deixar os carros na garagem neste sábado. Eles vão usar outros meios de transporte para aderir ao Dia Mundial sem Carro, comemorado todos os anos no dia 22 de setembro.
A iniciativa começou na França, no final dos anos noventa. Em nosso país, o início foi tímido no ano 2000. Agora, motoristas de várias cidades do planeta aderem a ideia de deixar o carro em casa, por um dia, e usar outros meios de transporte.
O coordenador geral da ONG Rodas da Paz, que promove o uso da bicicleta no DF, Bruno Leite, explica como É Dia Mundial sem Carro no Brasil.
O professor de engenharia de tráfego da Unb, Paulo César Marques, esclarece que o principal objetivo do dia sem carro é mostrar que é possível viver sem o veículo.
E as atividades para estimular o uso de outros meios de transporte que não sejam o carro já começaram. Aqui em Brasília, um dos principais estacionamentos da cidade, no Setor Comercial Sul, na área central, foi fechado. No local, vão ocorrer até as dezoito horas de sábado uma série de ações educativas, interativas e de lazer.
Em São Paulo, as ruas do centro histórico estarão fechadas até o fim do dia. Apenas linhas de onibus e taxis podem circular nos corredores exclusivos.
Também no sábado, em Recife, capital de Pernambuco, haverá uma série de ações pela manhã no Parque Santana. Os participantes serão estimulados a caminhar, usar barcos e bicicletas para chegar a diferentes pontos de Recife. No Marco Zero, serão promovidos debates sobre mobilidade urbano e apresentações culturais.