Entidades e servidores criticam extinção do Ibram e criação de agência para museus

Repercussão

Publicado em 11/09/2018 - 20:35 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A Medida Provisória que extinguiu o IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus, e criou a ABRAM, Agência Brasileira de Museus, repercutiu entre servidores e também no sistema S - que reúne instituições como Sesi, Senai e Sebrae  que perde recursos com a nova Medida.


Em nota, os servidores do extinto Ibram, (o instituto brasileiro de museus) repudiaram a decisão que cria a nova Agência, retirando a gestão dos museus das mãos do ministério da Cultura. O museólogo Newton Soares, servidor do IBRAM, acredita que a tragédia no Museu Nacional do Rio de Janeiro foi usada para alterar a gestão dos museus brasileiros.


Os servidores da autarquia extinta se reuniram nesta terça-feira com o ministro da cultura, Sérgio Sá leitão, para discutir a nova medida provisória editada nessa segunda. De acordo com o ministro, todos os servidores serão transferidos ou para a nova Agência ou para a secretaria de museus ligada ao ministério da cultura.


A medida também recebeu críticas da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários. Em nota, a rede opina que a nova agência interrrompe a continuidade das políticas públicas do setor.


A nova agência ainda recebeu críticas do presidente do Sebrae, Guilherme Affif. Ele informou que vai entrar com um mandado de segurança no STF contra a Medida Provisória.


A nova medida retira 6% de recursos do governo federal destinados ao Sebrae, serviço de atendimento às micro e pequenas empresas ligado ao sistema S.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo