Servidores públicos ganham novo prazo para mudar de regime de previdência

Previdência

Publicado em 25/09/2018 - 15:54 Por Danyele Soares - Brasília

Servidores públicos federais que ingressaram no serviço público antes de fevereiro de 2013 terão novo prazo para migrar de regime de previdência complementar.

 

Os interessados vão passar do Regime Próprio para o outro sistema, chamado de Funpresp. Em medida provisória assinada pelo presidente em exercício, Dias Toffoli, o prazo de adesão foi reaberto até março do ano que vem. O período anterior de migração havia terminado em julho.

 

Podem fazer parte do sistema servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário. A mudança de regime deve ser solicitada diretamente no Sistema de Gestão de Pessoas dos servidores do Executivo.

 

Após preencher o formulário, o servidor deve assinar e entregar na área de gestão de pessoas do órgão onde trabalha. Para trabalhadores do Legislativo, a solicitação deve ser feita diretamente na área de Recursos Humanos.

 

O Funpresp foi criado em 2013 e estabelece que o servidor passa a receber como teto da aposentadoria o limite pago pelo INSS, que atualmente é de cerca de 5 mil reais. O complemento é pago pelo fundo de pensão.

 

Para cada um real de contribuição do servidor, o governo coloca outro um real, até o limite previsto em contrato.  
 

De acordo com o Funpresp, os servidores devem fazer os cálculos antes de migrarem.

 

Para os servidores mais novos, a migração tende a ser vantajosa, já para os que estão em final de carreira, a melhor opção é continuar no regime próprio. Para fazer as contas, basta acessar: funpresp.com.br.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo