Viva Maria: Fogo que consome a história de um país é responsabilidade de todos, diz Mary Del Priore

Viva Maria

Publicado em 04/09/2018 - 09:21 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Como o bêbado e a equilibrista, num dos maiores clássicos de João Bosco e Aldir Blanc, nosso Brasil reviveu, no último domingo, a tragédia de 1971 que inspirou uma das referências da letra que, até hoje, faz chorar Marias e Clarices no solo do Brasil.

 

"Caía a tarde feito um viaduto...”, quando uma bola de fogo cruzou os céus do Rio de Janeiro, e nem mesmo São Cristóvão foi capaz de desviar o curso  do rabo de um foguete incendiário que, como um meteorito, resolveu testar a resiliência do Bendegó.

 

Como disse a jornalista Eliane Brum, em sua coluna no Jornal El País, o Brasil queimou, e não tinha água para apagar o fogo.

 

Aliás, Eliane deveria ter sido chamada pelos bombeiros, já que tem a capacidade de usar as palavras pra verter água. Água que sai dos olhos da gente tamanha a emoção que seus textos são capazes de traduzir.

 

Obrigada, Eliane Brum. Obrigada, Mary Del Priore, historiadora que, com a resiliência do Bendegó, que, desde 1888, passou a integrar o acervo do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista e que resistiu ao incêndio que destruiu nosso Museu Nacional, nos traz uma importante reflexão.

 

Diga lá, Mary !

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo