Cães, gatos e outros animais de estimação acompanharam os donos nesta quinta-feira (04) em missas pelo Brasil, em homenagem a São Francisco de Assis.
As celebrações foram cheias de miados, latidos e agradecimentos ao santo que largou a riqueza para se dedicar a todos os irmãos, inclusive as plantas e animais.
Em Brasília, o santuário que leva o nome do mártir celebrou cinco missas para lembrar o santo. Ainda haverá mais uma celebração as sete horas da noite. Até lá, os bichinhos poderão ser abençoados por freis franciscanos.
Gleici Lima e a mãe, Maria do Socorro, estiveram na missa de São Francisco para agradecer a cura do vira-lata, Leão. Ele pegou a doença do carrapato e quase morreu, mas foi curado pelo santo dos animais, como nos conta Gleici.
A pedagoga Emily Santos, dona do cachorrinho Calé, da raça west, também esteve na missa dos animais para agradecer a cura da doença do carrapato. A dona explica como o bichinho estava, antes de recuperar a saúde com ajuda do santo.
O frei franciscano, Luís Ventura, que abençoou muitos animaizinhos neste dia de São Francisco esclarece o porquê do ritual.
Além dos animais, São Francisco de Assis também é padroeiro da ecologia e foi sepultado no dia 4 de outubro.