Fuga de uma cobra no DF levanta debate sobre legalidade de ter animal exótico em casa
O caso da cobra desaparecida em um prédio no Distrito Federal levantou o debate sobre a criação em cativeiro de animais silvestres ou exóticos.
E quem deseja ter esses bichos em casa precisa tomar alguns cuidados. O primeiro deles é autorização dos órgãos ambientais.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental do DF, o interessado precisa comprar o animal em um criadouro autorizado pelo Ibama.
O major Sousa Júnior, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, explica que a legalização é o primeiro passo.
Para ter o registro do Ibama, o estabelecimento precisa repassar, às autoridades, informações sobre as instalações do local, como piso, medidas higiênico-sanitárias, plano de emergência em caso de fuga e medidas de manejo e contenção.
Além disso, o comerciante deve emitir a nota fiscal, com informações sobre o nome popular e científico do animal, data de nascimento, sexo do bicho, tipo e o número da marcação da espécie.
Após a compra, o cuidador precisa respeitar as características físicas e comportamentais do animal, manter uma alimentação adequada, cuidados sanitários e sempre recorrer à supervisão de um veterinário, além de estar consciente da existência de riscos físicos e de doenças.
De acordo com a lei, é crime ambiental contra a fauna manter animal silvestre em cativeiro sem a devida autorização.