Justiça mantém restrições de operações na mineradora Hydro Alunorte do Pará

Pará

Publicado em 07/11/2018 - 15:16 Por Maíra Heinen - Brasília

A Justiça Federal no Pará decidiu manter todas as decisões que restringiram as operações da mineradora Hydro Alunorte, em Barcarena.

 

A decisão foi publicada nessa terça-feira(06) e ratificou os atos processuais praticados na Comarca de Barcarena.

 

Entre as decisões confirmadas está a que proibiu a mineradora de utilizar o Depósito de Resíduos Sólidos 2 enquanto não houver a Licença de Operação e enquanto não demonstrar capacidade operacional eficiente e a segurança da estrutura, e todos os requisitos técnicos adequados.

 

A Justiça Federal também ratificou decisão da Justiça Estadual de determinar que a empresa “reduza a produção da planta industrial a um patamar equivalente a 50% da produção média mensal dos últimos doze meses.

 

A sentença foi em resposta a uma ação do Ministério Público do Estado, após constatação de que, com o vazamento de rejeitos em fevereiro deste ano, houve danos ambientais e à população local.

 

Quanto à competência da Justiça Federal para avaliar o caso, o juiz Arthur Pinheiro Chaves apontou que de acordo com o próprio Ministério Público, a ação só foi inicialmente proposta no âmbito estadual porque, naquele momento, não havia evidências de que os danos ambientais tivessem atingido bens da União.

 

No entanto, o próprio Ministério Público ressaltou que investigações posteriores, principalmente a perícia realizada pelo Instituto Evandro Chagas, teriam evidenciado que os efluentes decorrentes do vazamento atingiram, além de rios locais, o rio Tocantins, que é um rio federal.

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo