Viva Maria: Campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência está a todo vapor em defesa da mulher

Viva Maria

Publicado em 30/11/2018 - 12:34 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Novembro termina hoje! Para as pessoas que moram em Brasília, com direito a feriado emendado no fim de semana, por causa do Dia Nacional do Evangélico. Mas, pra nós aqui no Viva Maria todo dia é dia de aumentar o volume do rádio para animar o movimento das mulheres. A propósito, estamos em plena Campanha dos 16 dias de Ativismo contra a Violência, que trouxe, à capital, a mulher que empresta seu nome à legislação que coíbe a violência à mulher.

 

Na última terça-feira (27), essa grande Maria participou da solenidade que instituiu, por decreto do presidente Temer, o Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica. Segundo ele , esse plano haverá de promover e integrar ações de colaboração entre estados e municípios com a União em prol de uma “política abrangente que, a um só tempo, traz punição rigorosa contra o agressor e uma prevenção eficaz contra a violência”.

 

Nesse contexto, importante destacar o sucesso de um vídeo lançado no início desta semana, pelo governo federal, com a cantora Naiara Azevedo.

 

Esse vídeo viralizou e fez com que o número de denúncias de violência contra a mulher aumentasse 16 vezes em relação à média, somente no primeiro dia de exibição.

 

Isso comprova que não há quem não se mobilize quando um coração pede socorro. A média de telefonemas para o Disque 180, canal de denúncia que funciona 24 horas de domingo a domingo, que é de 350 por dia, aumentou. Acreditem! Depois das entrevistas e divulgação do vídeo! “Coração pede socorro” nas redes sociais, a central recebeu mais de 5,6 mil denúncias.

 

O clipe, por sua vez, já tem 353 mil visualizações no Youtube. Denuncie. #Ligue180.

 

Em sintonia com esse chamado, o Instituto Patrícia Galvão se une à proposta de ampliar e unir forças em torno da campanha dos 16 dias de ativismo, que, no Brasil é 16+ 5, por causa da data máxima da consciência negra.

 

Marisa Sanematsu, diretora de Conteúdo do instituto, conversa com a gente sobre o evento que começa já na próxima terça-feira, 4 de dezembro. Seja muito bem-vinda!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo