O corpo da cantora e compositora Miúcha, de 81 anos, foi velado e sepultado nesta sexta-feira no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul da cidade. Ela morreu na quinta-feira (27), no Hospital Samaritano, vítima de parada cardiorrespiratória. A artista passou mal em casa onde se tratava de um câncer.
O nome de batismo era Heloísa Maria Buarque de Hollanda, mas ficou conhecida por Miúcha. A cantora foi casada com o cantor João Gilberto, com quem tem uma filha, a também cantora, Bebel Gilberto.
Irmã do cantor e compositor Chico Buarque e das cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque. Miúcha nasceu no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1937, mas sua família mudou-se para São Paulo quando ela tinha apenas 8 anos.
Ainda criança formou um conjunto vocal com seus irmãos, incluindo Chico Buarque. Em 1975, fez sua primeira gravação profissional como cantora. Após este lançamento, Miúcha tornou-se parceira de Tom Jobim.
Ela teve uma carreira bem-sucedida, gravando discos e viajando com frequência pelas Américas, Europa e Japão. Seu último disco, Rosa amarela foi lançado em 1999, primeiro no Japão. A obra inclui clássicos como Doce de coco, de Jacob do Bandolim e composições, como Assentamento, de Chico Buarque.