logo Radioagência Nacional
Geral

Palocci diz em depoimento que Lula renovou MP em troca de propina para o filho

Depoimento
Baixar
Kariane Costa
07/12/2018 - 09:40
Brasília

À 10ª Vara Federal em Brasília, o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva renovou uma medida provisória em troca de propina para o filho, Luiz Cláudio. A Medida Provisória 471 prorrogou os benefícios fiscais concedidos às montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


O depoimento de Palocci aconteceu na ação penal no âmbito da Operação Zelotes, que investiga compra de medidas provisórias e irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.


Segundo Palocci, o filho de Lula o teria procurado, entre o final de 2013 e o início de 2014, para que o ajudasse a obter de empresas ao menos R$ 2 milhões para viabilizar um de seus empreendimentos.

 

Mas o próprio Lula, segundo o ex-ministro, teria informado já ter obtido o dinheiro com o lobista Mauro Marcondes.

 

Além do ex-presidente, são réus no processo Mauro Marcondes, o ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, e mais quatro pessoas.

 

Por meio de nota, a defesa de Lula disse que Palocci se aproveitou de seu testemunho para, de forma inusual, tomar a iniciativa de fazer afirmações sem qualquer relação com o processo, com o nítido objetivo de atacar a honra e a reputação do ex-presidente Lula e de seu filho Luiz Claudio.

 

O advogado de Lula disse ainda que Palocci está interessado em manter as relevantes vantagens que obteve em sua delação.


 

x