Parque Nacional na Tijuca reintroduz na floresta espécies em extinção

Biodiversidade

Publicado em 25/12/2018 - 11:13 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Tijuca e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) prometem reintroduzir, em 2019, mais duas espécies de animais extintas. A arara canindé desapareceu do Parque há 200 anos.

 

E, além dela, o jabuti amarelo também deve voltar para a floresta, localizada em plena região metropolitana do Rio. A ação faz parte do Projeto Refauna Tijuca, que foi prorrogado por mais cinco anos.

 

Desde 2010, a iniciativa reintroduz espécies de animais que foram extintos da unidade de conservação, como cotias e macacos bugios. O chefe do parque, Ernesto Viveiros, explicou que a presença desses animais é fundamental, inclusive para a preservação da floresta.

 

Segundo o pesquisador da UFRJ Marcelo Rheingantz, esse trabalho de reintrodução de espécies acontece em etapas, que pode durar anos.

 

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), responsável pelo parque, o Projeto Refauna teve início em 2010 com a reinserção da cotia, que está em sua quarta geração e com população crescente.

 

No caso do macaco bugio, o retorno deste animal começou em 2014 e, nos últimos quatro anos, houve o primeiro nascimento dessa espécie dentro do parque, algo que não se tinha registro há mais de 100 anos.

Últimas notícias
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo