logo Radioagência Nacional
Geral

Verão aumenta incidência de animais peçonhentos, alerta instituto Vital Brazil

Vital Brazil
Baixar
Fabiana Sampaio
25/12/2018 - 10:38
Rio de Janeiro

O Instituto Vital Brazil fez uma alerta a população do Rio de Janeiro para a maior possibilidade de aparecimento de animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões, no verão.

 

De acordo com o alerta, a atenção deve ser especial para quem mora nas áreas de encosta e no interior do estado, principalmente nas zonas rurais.

 

Segundo o instituto é nesse período, em que as temperaturas ficam mais altas, que nascem os filhotes de serpentes. No próprio Instituto, nasceram 17 novos filhotes de jararaca. 

 

Segundo Claudio Vieira, biólogo da instituição, dependendo da espécie, podem nascer até 50 filhotes, como é o caso da Jararacaçu, que tem 16 vezes mais veneno que outras serpentes.

 

E, ainda segundo o biólogo, mesmo os animais recém-nascidos já têm o veneno capaz de provocar danos à saúde. E por serem pequenos, os filhotes representam um risco extra pela dificuldade de observação.

 

Já os  escorpiões, que antes eram mais frequentes no inverno, têm sido encontrados durante todo o ano.

 

De acordo com o biólogo isso acontece porque a estação não é mais definida, com períodos de frio intenso.

 

No caso das aranhas e lacraias, há um aumento da atividade nessa época em função da alta umidade. Segundo o Instituto, com a chuva os animais tendem a descer as encostas e chegar às casas e áreas urbanas.

 

A orientação do Instituto é manter a casa sempre limpa, removendo entulhos, madeira e materiais de construção, limpar cantos das paredes, atrás e dentro de armários e guarda-roupas, rebocar paredes e muros.

 

É importante também verificar calçados e roupas antes de vestir.

 

Segundo o  Vital Brasil, os números do Ministério da Saúde, de 2016, apontam, no país, mais de 160 mil acidentes com animais peçonhentos: 29 mil com aranhas, 26 mil com cobras e 91 mil com escorpiões.

 

O Instituto é um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soro contra o veneno de animais peçonhentos, além de produzir medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

 

* Com informaçõe de Alana Gandra, da Agência Brasil. 

 

x