Viva Maria: Promotora diz que silêncio é comum entre vítimas de abuso sexual

Viva Maria

Publicado em 12/12/2018 - 09:29 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Dedicamos esta edição de hoje a todas as pessoas que têm a coragem de romper o silêncio e que, mesmo diante da incredulidade dos que rechaçam relatos de violência quando a vítima é mulher, não recuam.

 

O exemplo de coragem mais recente chocou a opinião pública em geral porque se refere a um dos mais conhecidos médiuns no Brasil e no mundo. Um homem que tem Deus no nome e que vem sendo acusado de inúmeros abusos sexuais.

 

Deflagrado o processo, as denúncias não param de chegar à promotoria do Ministério Público de São Paulo. E é pra lá que nós vamos ouvir a doutora Valéria Scarance, que é promotora de Justiça especializada em gênero e enfrentamento à violência contra a mulher, autora do livro Maria da Penha, o Processo Penal no Caminho da Efetividade.

 

Valéria é também coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público de São Paulo. É com ela que nós vamos tentar, inclusive, saber por que a demora em publicizar o abuso sexual anos depois do fato ter acontecido.

 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Geral

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo