O governador do Ceará Camilo Santana pediu ao ministro da justiça e segurança pública Sérgio Moro, nesta quinta-feira (17) mais agentes da força nacional para ajudar no combate a ataques criminosos que tomam conta do Estado desde os primeiros dias do ano. 406 agentes já estão no Ceará. O governador quer o reforço de mais 90.
Camilo Santana também pediu a presença das forças nacionais no Estado por mais tempo. O decreto que autorizou o envio da tropa foi assinado por Moro no dia 4 de janeiro e tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30. De acordo com o governador, as ações integradas dos agentes nacionais e estaduais têm ajudado a reduzir os ataques feitos por facções criminosas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, quase 400 pessoas já foram presas ou apreendidas por participação nos atos criminosos registrados no estado, desde o início do ano. 39 detentos identificados como líderes de fações criminosas foram transferidos para presídios federais.
O estado contabiliza mais de 200 ataques a veículos, prédios públicos, bancos e comércios, em pelo menos 40 cidades cearenses.
De acordo com o Sindicato das Empresas de ônibus, desde de 3 de janeiro, 28 coletivos foram atacados em Fortaleza e Região Metropolitana.





