Violência continua no Ceará; bandidos tentaram atear fogo em duas escolas no interior

Ceará

Publicado em 21/01/2019 - 17:30 Por Dayana Vítor - Brasília

Mesmo com medidas para aumentar a segurança nas ruas, a onda de violência no estado não para. Nesta segunda-feira (21), criminosos tentaram atear fogo em duas escolas no interior do estado.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, ninguém ficou ferido. E a polícia procura os suspeitos.

 

Também nesta segunda, um caminhão de lixo foi incendiado na cidade de Jaguaruana, a cerca de 170 quilômetros de Fortaleza.

 

No domingo (20), bandidos colocaram fogo em um ônibus na capital cearense. Já são mais de 280 ataques desde o início, em janeiro. Diariamente, criminosos incendeiam prédios públicos, veículos, escolas, viadutos e comércios em todo o estado.

 

Até a última sexta-feira (18), 818 policiais militares da reserva se apresentaram para reforçar a segurança da população. Outros 382 aposentados deverão voltar as ruas do estado nos próximos dias.

 

Além deles, mais de 29 mil policias militares, civis, bombeiros e especialistas forenses do Ceará trabalham para evitar os atos violentos. Homens da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Rodoviária Federal reforçam a segurança.


Apesar dos ataques continuarem, o advogado José Pinheiro, morador do centro de Fortaleza, afirma que a sensação de segurança aumentou nos últimos dias.


Outra medida para tentar cessar a onda de violência nas ruas foi a transferência de 39 detentos do estado, ligados a facções criminosas para presídios federais. Investigações apontam que esses presidiários seriam os mandantes dos crimes.

 

Os ataques começaram após o atual secretário de Administração   Penitenciária do estado, Luis Mauro Albuquerque, endurecer o sistema carcerário. Ele proibiu o uso de celulares e a separação dos presos dentro das cadeias de acordo com a facção que pertencem.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo