Violência continua no Ceará; bandidos tentaram atear fogo em duas escolas no interior

Ceará

Publicado em 21/01/2019 - 17:30 Por Dayana Vítor - Brasília

Mesmo com medidas para aumentar a segurança nas ruas, a onda de violência no estado não para. Nesta segunda-feira (21), criminosos tentaram atear fogo em duas escolas no interior do estado.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, ninguém ficou ferido. E a polícia procura os suspeitos.

 

Também nesta segunda, um caminhão de lixo foi incendiado na cidade de Jaguaruana, a cerca de 170 quilômetros de Fortaleza.

 

No domingo (20), bandidos colocaram fogo em um ônibus na capital cearense. Já são mais de 280 ataques desde o início, em janeiro. Diariamente, criminosos incendeiam prédios públicos, veículos, escolas, viadutos e comércios em todo o estado.

 

Até a última sexta-feira (18), 818 policiais militares da reserva se apresentaram para reforçar a segurança da população. Outros 382 aposentados deverão voltar as ruas do estado nos próximos dias.

 

Além deles, mais de 29 mil policias militares, civis, bombeiros e especialistas forenses do Ceará trabalham para evitar os atos violentos. Homens da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Rodoviária Federal reforçam a segurança.


Apesar dos ataques continuarem, o advogado José Pinheiro, morador do centro de Fortaleza, afirma que a sensação de segurança aumentou nos últimos dias.


Outra medida para tentar cessar a onda de violência nas ruas foi a transferência de 39 detentos do estado, ligados a facções criminosas para presídios federais. Investigações apontam que esses presidiários seriam os mandantes dos crimes.

 

Os ataques começaram após o atual secretário de Administração   Penitenciária do estado, Luis Mauro Albuquerque, endurecer o sistema carcerário. Ele proibiu o uso de celulares e a separação dos presos dentro das cadeias de acordo com a facção que pertencem.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo