Viva Maria: O que indigna é o descaso com a vida humana, diz Cristina Serra sobre Brumadinho

Viva Maria

Publicado em 28/01/2019 - 04:26 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Consternados com mais uma tragédia ambiental de proporções avassaladoras, dedicamos esta edição de hoje do nosso Viva Maria à sofrida população de Brumadinho!

 

Ah, José, como você, quero ir para Minas, mas Minas não há mais. José, e agora? Resta- nos a poesia imortal e profética de Drummond, que, em sua Lira Itabirana, publicado em 1984, no jornal Cometa Itabirano, já havia criticado o efeito da mineração em seu estado natal extensivo a todo o Brasil:

 

“ O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.
Ai, antes fosse
Mais leve a carga.

 

Entre estatais
E multinacionais,
Quantos ais!

 

A dívida interna.
A dívida externa
A dívida eterna.

 

Quantas toneladas exportamos
De ferro?
Quantas lágrimas disfarçamos
Sem berro?

 

Acredito que tanto quanto nós aqui, vocês que, de alguma forma, são os guardiões do lado mais vivo da natureza da gente, estejam com o coração enlameado, como a jornalista Cristina Serra, autora de um livro sobre a Tragédia em Mariana, a história do maior desastre ambiental do Brasil. Como se sente Cristina?

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo