Moradores de Barão de Cocais deixam casas após alerta de barragem da Vale em MG

Barragem em MG

Publicado em 08/02/2019 - 08:53 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Cerca de 500 pessoas precisaram ser retiradas de casa ainda de madrugada em Barão de Cocais, Minas Gerais. Isso por causa da barragem Sul Superior da Mina Congo Soco, que é da Vale.

 

A determinação para a saída das pessoas veio da Agência Nacional de Mineração.

 

As sirenes tocaram por volta de uma hora da manhã. Um dos moradores, durante a retirada, chegou a gravar o sinal de alerta.

 

O evacuamento é por precaução e ocorreu após a empresa de consultoria Warm negar a declaração de condição de estabilidade à estrutura. 

 

De acordo com a nota divulgada pela prefeitura, foi acionado o nível dois de risco na barragem.

 

Por isso, as pessoas da região da comunidade do Socorro, Tabuleiro e Piteiras, que ficam a dois quilômetros da barragem, precisaram ser retiradas. Os moradores foram encaminhados para o ginásio poliesportivo da cidade, onde serão temporariamente abrigados.

 

A Vale informou que, como medida de segurança, está intensificando as inspeções na barragem Sul Superior e que pretende implantar equipamento de detecção de movimentações milimétricas na estrutura. 

 

Consultores internacionais deverão fazer uma nova avaliação da situação no domingo (10). 

 

Em outra região, em Itatiaiuçu, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte, cerca de 50 famílias também foram retiradas durante a madrugada, depois que a Defesa Civil alertou para o risco de rompimento da barragem que pertence à mineradora ArcelorMittal, que não respondeu aos contatos até o fechamento da reportagem. 

 

Enquanto isso, em Brumandinho, os bombeiros entram no 15º dia de buscas. Até agora, são 157 mortos e 182 desaparecidos.

Últimas notícias
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo