logo Radioagência Nacional
Geral

Prefeito e deputado estadual são alvos da PF em Mato Grosso

Operação Trapaça
Baixar
Renata Martins
27/02/2019 - 09:35
Brasília

A Polícia Federal (PF) deflagrou nessa terça-feira (26) a Operação Trapaça, que investiga irregularidades em licitações e contratos envolvendo recursos federais executados pela prefeitura de Salto do Céu, em Mato Grosso.

 

Auditorias realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), realizadas nas contas do município entre 2013 e 2017, identificaram irregularidades em pelo menos 12 licitações e contratos da prefeitura, envolvendo mais de R$ 4 milhões.

 

Segundo as investigações as fraudes teriam a participação de servidores públicos, empresas – incluindo a construtora VL Moretto LTDA, do deputado estadual Valmir Moretto (PRB) –  e outros agentes políticos, como o atual prefeito do município, Wemerson Adão Prata PP.

 

Nesta terça-feira, a Polícia Federal realizou buscas em imóveis ligados aos acusados. Entre os endereços visitados pelos agentes federais estão própria prefeitura de Salto do Céu, a casa do prefeito Wemerson e a sede da VL Moretto.

 

A CGU identificou a destinação de parte dos recursos federais para empresas do grupo econômico vinculado ao prefeito, incluindo a contratação de empresa sem capacidade operacional e em nome de “laranja” no município de Cáceres.

 

Em nota, o deputado Valmir Moretto afirmou que está afastado da direção da empreiteira desde 2009. E que a VL Moretto ganhou a licitação para executar pavimentação asfáltica no município de Salto do Céu, sob vistoria da Caixa Econômica Federal.

 

Nós não conseguimos falar com o prefeito Wemerson Adão.

x