No Dia da Síndrome de Down, o relato emocionado de mães sobre desafios e gratidão

Dia da Síndrome de Down

Publicado em 21/03/2019 - 17:03 Por Anna Luísa Praser - Brasília

Os olhinhos puxados e amendoados fazem par com o sorriso fácil das fotos em uma rede social.

 

As mãozinhas rechonchudas e de dedinhos curtos, aparecem sempre segurando algum brinquedo ou fazendo alguma fofura.

 

Na descrição do perfil do bebê Tom Fausto, de sete meses de idade, um resumo da trissomia 21: “um cromossomo a mais que veio junto com uma alegria contagiante”.

 

A página, criada pela mãe de Tom, Rejane Oliveira, foi uma forma de ter contato com outras pessoas com síndrome de Down e uma maneira de mostrar ao mundo que essas crianças são como qualquer outra – únicas e especiais a seu modo.

 

Rejane relata que nem sempre foi assim: precisou pesquisar, estudar e consultar especialistas sobre o assunto. Cada dia é um novo aprendizado. Hoje, ela tira de letra os desafios que a síndrome impõe, mas admite que foi um choque receber o diagnóstico. 

 

Débora Shimoda, mãe de Téo, de seis anos de idade, também vive essa realidade.

 

Desde que ele era um bebê, ela não tem poupado esforços para que Téo tenha uma vida plena, totalmente funcional.

 

Ela relata que o atraso na aprendizagem nunca foi um obstáculo – um pouco mais de atenção, carinho e dedicação ajudam a superar essa dificuldade.

 

Para Débora, as adversidades são apenas detalhes, superados um a um - e que não destroem os sonhos que ela tem para o filho Téo e a gratidão pela existência dele. 

 

Todo esse cuidado dos pais tem gerado mais representatividade: é cada vez mais comum ver pessoas com Síndrome de Down atuando em novelas, filmes e comerciais.

 

Um público tão significativo, que ganhou até uma personagem nas histórias em quadrinhos de Maurício de Souza.

 

A Tati, baseada em uma pessoa real - como todos os personagens da Turma da Mônica - é descrita com a qualidade comum a todas as crianças portadoras da trissomia do cromossomo 21: simpática e alegre.

 

E junto com a turminha, ensina a todas as crianças que ser diferente é normal e que o respeito é o primeiro tijolinho na construção de um mundo melhor e mais igualitário.

 

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo