"A pior parte dos trabalhos é lidar com a dor das famílias de Brumadinho", diz tenente

Corpo de Bombeiros

Publicado em 08/03/2019 - 13:25 Por Maíra Heinen - Brasília

Em pouco mais de 40 dias após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros já recuperou 403 corpos ou partes de corpos num trabalho realizado com a ajuda de maquinário pesado.

 

193 pessoas já foram identificadas e 115 continuam desaparecidas.

 

Em entrevista concedida ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, nesta sexta-feira (8), o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais explicou como os agentes e socorristas têm atuado nas buscas de vítimas.

 

Os agentes montaram uma estrutura de drenagem para que seja possível a utilização dos equipamentos na área inundada.

 

A lama em alguns locais chega a ter de 15 a 20 metros de profundidade.

 

Para Aihara, mesmo com as dificuldades encontradas no dia a dia de buscas, a pior parte do trabalho é ainda lidar com a dor de familiares e amigos das vítimas.

 

Sobre militares contaminados com metais pesados, o tenente explicou que a contaminação já era esperada, mas que se trata de uma alteração temporária.

 

Todos os militares que atuam em Brumadinho estão sendo acompanhados por médicos e psicólogos.

 

Eles recebem remédios profiláticos para evitar algumas doenças, como a leptospirose e após a finalização da operação, o acompanhamento médico junto aos agentes deve se manter por alguns anos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo