Primeira Turma do STF mantém decisão que impede retorno de presos federais aos estados

STF

Publicado em 04/03/2019 - 13:04 Por Dayana Vitor - Brasília

Presos como Fernandinho Beira-Mar e Nem da Rocinha, além todos os outros detentos que cumprem penas há mais de dois anos em penitenciárias federais, não podem ser transferidos para estabelecimentos estaduais.

 

Essa foi a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve a decisão individual do ministro Alexandre de Moraes em pedido de habeas corpus coletivo formulado pela Defensoria Pública da União.

 

Ele considerou que a situação desses detentos não apresenta nenhuma ilegalidade, já que a lei autoriza sucessivas renovações de cumprimento da pena nesses estabelecimentos.

 

Em outubro de 2017, a Defensoria Pública da União protocolou no Supremo um pedido de habeas corpus coletivo para todos os presos das cadeias federais de segurança máxima.

 

A defensoria argumentou que acordos internacionais e a lei 11.671/2008 limitam o isolamento dos detentos pelo prazo de um ano, prorrogável por mais 365 dias.

 

Diante da negativa do ministro Alexandre de Moraes, a Defensoria recorreu ao colegiado, que manteve a decisão.

 

No mês passado, os governos federal e de São Paulo transferiram 22 membros de uma faccção criminosa para penitenciárias federais. Os detentos estavam no presídio de Presidente Venceslau, no interior do estado. Entre os transferidos, está Marcos Herbas Camacho, o Marcola, considerado o principal líder da organização criminosa.

 

*Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo